VISITAS

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A URGÊNCIA DE UMA FILOSOFIA DA FOTOGRAFIA

Vilém Flusser em "A Urgência de uma filosofia da fotografia", discute a influencia e a constante presença da fotografia em nossas vidas, onde esta deixa de possuir a função que tinha antes: de contar historia, representar o real através da imagem e passa a ser um modelo de pensamento; uma "máquina-semiótica", geradora de signos.
De acordo com o autor, fazemos parte de um sistema no qual ele define como a "caixa preta", onde passamos a ser "funcionários": simplesmente apertamos o botão, sem nem mesmo saber como funciona. Assim, ele propõe o branqueamento desta, com o desmanchar da caixa, o único modo de sair deste sistema. Portanto, o olho humano se acostuma com tudo o que vê, nada mais é novo ou incomum, nada gera surpresa
Fazendo-me lembrar de outro autor: Zygmunt Bauman; que define a "modernidade líquida" onde questiona o excesso de informação que acaba interferindo na identidade das pessoas. Esta, dificulta o novo, o inovador, porque tudo se dilui muito rápido na sociedade. Nos dias de hoje, nos acostumamos muito rápido com o que era diferente.Já Flusser, define esse momento como o "chão da circularidade", o olhar humano funciona de maneira circular.
O texto discorre também, sobre o discurso usado pelos fotógrafos de hoje sobre a fotografia, que vivem o totalitarismo das maquinas, que ainda pensam estar criando, serem seres livres, porém só estão agindo automaticamente. Assim V.Fluser propõe a filosofia da fotografia, que nada mais é do que a revisão de nossas práxis. No caso dos fotógrafos, existem aqueles que ainda crêem que a fotografia é uma ciência. E aqueles, chamados fotógrafos experimentais, que obrigam a maquina, o aparelho, a fazerem aquilo que eles querem, não o que já esta programado. A filosofia da fotografia propõe que novos paradigmas sejam estudados e utilizados de maneira consciente, que haja uma reflexão sobre o que chamamos hoje de uma boa fotografia, o que para mim, é super necessário, ainda mais com a presença de inúmeras paginas de relacionamento virtuais, onde só se encontra exatamente um modelo de fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário